Reclamações feitas no portal Consumidor.gov, do Ministério da Justiça, também caíram
O número de reclamações de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre ligações oferecendo crédito consignado e descontos indevidos caiu maio. Dados da Ouvidoria do órgão mostram que, na comparação com o mesmo período do ano passado, o volume de queixas passou de 21.643 para 13.669, uma redução de 36,84%.
Com a Provel, o empréstimo consignado é 100% on-line
Já números da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, levantados a pedido do INSS, apontam para uma queda de 19% nas reclamações sobre descontos não autorizados de janeiro a maio deste ano na comparação com os quatro primeiros meses de 2023.
Clique aqui e venha fazer o seu consignado
Na avaliação do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, os números mais baixos de reclamações são reflexos das medidas de segurança que o órgão tomou a partir de março deste ano, quando foram regulamentados os descontos e suspensas as adesões a novas mensalidades associativas.
Aposentado/Pensionista INSS: estamos à sua disposição
"O sistema biométrico e a validação em duas etapas vai possibilitar que aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS tenham mais segurança ao realizar suas transações", explicou em nota.
Em março, o INSS criou regras para regulamentar o desconto de mensalidade associativa nos benefícios de aposentados e pensionistas. Foi definido, por exemplo, que o desconto não poderá ser maior do que 1% do limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e que não poderá haver mais de uma dedução de mensalidade associativa por benefício.
Fonte: Extra
